2:35 pm - segunda-feira setembro 9, 2013

Promotoria já investiga irregularidades na área da saúde de Timon

 

O Promotor Sérgio Ricardo Martins, da Promotoria da Probidade Administrativa informou aos agentes de saúde, que estiveram hoje pela manhã participando de reunião apresentando pauta de reivindicações para a melhoria das condições de trabalho e que, na oportunidade destacaram denúncias de irregularidades sobre algumas ações da saúde no âmbito do município, que o Ministério Público está investigando “as reformas ou novas reformas” que estão sendo propostas através de licitação pública.

Segundo o Promotor, profissionais da Promotoria estão indo in loco até os postos de a saúde para verificar a situação. Sérgio Ricardo afirmou que não é somente a reforma dos postos que está sendo analisada, mas também a questão de pessoal que trabalha nos PSFs. Em primeira análise dos profissionais atestam que situação física não está ruim, mas sim a situação de pessoal no posto é bem pior. Com isso, a Promotoria irá fazer algumas recomendações ao poder executivo, que não manifestando o interesse de solucioná-las, entramos com uma ação, mas a intenção do MP, não é a judicialização das ações.

Sérgio Ricardo citou , por exemplo, ação do Ministério Público que questionou a certificação dos agentes de endemias ainda na gestão passada. O atual governo, segundo ele, cumpriu a determinação e anulou o ato. Com isso, os agentes terão somente 180 dias de contrato temporário como o município, que terá que realizar concurso público para a contratação de novos agentes.

Quanto às denúncias apresentadas pela comissão que representou os agentes na reunião com os promotores, de que o posto do PSF do Povoado Gameleira que não existe e que está incluso na licitação para ser reformado, o Promotor Sérgio Ricardo disse que a denúncia está sendo apurada. A comissão informou que o posto de saúde do povoado Gameleira funciona numa escola municipal, e que na gestão passada foi enviada uma unidade móvel para o atendimento dos moradores do povoada, mas que essa unidade móvel se encontra numa oficina mecânica em Teresina, o promotor disse que irá apurar a denúncia.

O promotor Sérgio Ricardo agradeceu aos agentes de saúde o apoio por ocasião da primeira reunião que o Ministério Público patrocinou no município contra a PEC 37, que retirava do MP os poderes investigativos. Sérgio disse que na primeira manifestação local observou a solidariedade dos agentes e manifestou seu apoio às reivindicações informando que o sindicato da categoria é forte e deve permanecer unida em todos às suas ações.

 

Arquivado em: ribamar

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

*